23 março, 2011

Cansaço

É uma doença grave que pode atingir qualquer pessoa em qualquer idade ou profissão. Conheça aqui os tipos de cansaço existentes e como curá-los!

O cansaço físico. Ocorre após um esforço muscular fora do habitual - o que inclui a prática de desportos, mas também os simples passeios anuais ao ar livre, na praia ou na montanha, ou até quando se segue a namorada pela cidade toda à procura de sapatos.  

Como verificar se se sofre deste tipo de cansaço? Em consequência do desgaste a que o corpo foi exposto, o indivíduo chega a casa e atira-se para cima da cama, olhando o infinito. Por vezes, querendo dissimular o estado agravado da sua doença, liga a música ou televisão, ou pega numa revista. Se for este o caso, experimente perguntar ao individuo qual a banda que está a ouvir, ou qual o assunto do programa/artigo que está a ver/ler. O indivíduo reage dizendo palavras soltas, atabalhoadas, e depois acaba por repetir a última frase dita ou ler o título do artigo. 

 Se conhece alguem que sofre deste caso, ou se este é o seu caso, não se preocupe. Esta é uma doença de grau 5, que pode ser facilmente curada com uma boa noite de sono. Para evitar chegar a este estado de doença experimente a prática de pequenos esforços físicos regulares.

 O cansaço psicológico. Resultado do trabalho intenso do cérebro durante horas, a consulta de documentos,  a procura constante de soluções. Normalmente ligado a uma qualquer espécie de deadline.
O indivíduo que sofre desta doença é facilmente identificável por queixar-se sistematicamente que "tem de trabalhar", pelo consumo excessivo de café/bebidas energéticas, e por ficar acordado noites adentro ou acordar às 5h/6h da manhã para executar o dito trabalho. 

Mais uma vez este não é um caso de grande preocupação, visto que normalmente o trabalho tem um fim, levando a uma auto-cura. No entanto, sendo esta uma doença de grau 4, há uma maior dificuldade em alcançar o descanso.Visto que as actividades praticadas pelo sujeito são, normalmente, executadas enquanto sentados, não se regista uma actividade física do corpo. Assim, apesar de o sujeito se sentir finalmente livre do peso que tinha em cima, e de o seu cérebro estar centrado unicamente em dormir, o João Pestana não chega.  Uma boa forma de ajudar este individuo é fazê-lo ver telenovelas ou filmes americanos, para que o seu cérebro fique em estado vegetativo e descanse, mesmo que se dormir. Eventualmente, o sono acabará por vir.

O cansaço-de-não-fazer-nada, normalmente diagnosticado em fase precoce pelas mães. O sujeito que sofre deste mal é um ser uno com a cama/sofá onde permanece a tempo inteiro, e deixá-lo torna-se um esforço sobre-humano - quase como afastar as pernas uma da outra, tentando dividir o corpo em dois. As necessidades básicas são, para aquele que sofre desta doença, um desafio diário que, se tiver sorte, conseguirá ultrapassar, e sobreviver durante mais algum tempo.

Como reconhecer os sintomas desta doença? O indivíduo que sofre deste tipo de cansaço tende a dormir entre dez a doze horas diárias, sendo que por vezes o acto de dormir é repetido várias vezes no mesmo dia. O indivíduo adia durante horas a ida à casa de banho, alegando que ainda consegue aguentar. Tende a alimentar-se de cereais, bolachas, chocolates, ou outros tipos de alimentos que não precisem de preparação prévia (as pizzas encomendadas por telefone estão incluídas neste grupo).

O cansaço-de-não-fazer-nada  é uma doença do tipo 2, sendo incluído no grupo das dependência  -quanto mais tempo se passa no sofá, mais difícil se torna largá-lo.  Ultrapassar esta doença é possível, mas não sem consequências físicas graves, tais como queimaduras solares e músculos das pernas doridos. São no entanto verificadas recaídas em quase 90% dos casos, principalmente se o indivíduo não for medicado com Motivação ®.

O cansaço-feliz. O indivíduo queixa-se dos vários tipos de cansaço acima referidos, no entanto não se sente uma pressão negativa ou qualquer tipo de desmotivação. Pelo contrário, sente que todas as actividades realizadas são  úteis e sente-se realizado por as poder cumprir. Um acto comum daqueles que sofrem desta doença é abdicar do seu tempo livre em prol do trabalho, muitas vezes sacrificando os fins-de-semana e as férias, e horas extras. Muitas vezes estão associados, para além do emprego, a outros grupos onde possam executar este tipo de actividade.

Esta é uma doença de grau 1, sendo que a cura ainda não foi encontrada. Esta passa por tentar ultrapassar o cansaço físico e psicológico de que o doente se queixa, mas que acabam sempre por continuar lá devido ao excesso de actividade do mesmo. No entanto, cortar as actividades coloca o doente em estado de depressão ou mesmo cansaço-de-não-fazer-nada, sendo que neste caso se queixa de querer fazer alguma coisa mas não poder.

2 comentários:

Rui Bastos disse...

Ca fixe :D

Beky disse...

hahaha, obrigada Rui, diverti-me imenso a escrever isto! :D