07 setembro, 2009

Linguagem sms


Já de há algum tempo para cá que me apercebo de que consigo dizer menos coisas em certas sms do que noutras - e aqui refero-me apenas ao espaço de 1 sms mesmo.

Ora a principio pareceu-me que seria apenas uma ligeira impressão, mas com o tempo a ideia foi-se fortalecendo. Então pensei que se deveria ao facto de haver palavras maiores que outras, e que ocupam, portanto, mais espaço. Mas hoje chegou ao cúmulo. A mensagem era tão pequena comparativamente a outras, e já excedia os caracteres válidos! Decidi, portanto, investigar, e cheguei à fantástica conclusão de que há letras/simbolos que ocupam mais do que um caracter.

É o caso do nosso rico Ç, que ocupa, nada mais nada menos do que 93 caracteres!!! Isso mesmo, leram bem. Cada vez que escrevem um Ç perdem 93 caracteres de espaço na vossa mensagem. Ora como isto é um abuso, vejo-me agora a dizer sim à linguagem sms, e nunca mais na minha vida escrevo um Ç numa mensagem.

3 comentários:

Rui Bastos disse...

Isso... é... parvo... o.O Tenho mesmo que ver isso!

chateaufiesta disse...

Isso tem a ver com os settings do SMS do telemóvel, basta alterar o encoding das sms q passa a ocupar apenas um caracter.

Tens q ver no manual do telemóvel onde podes fazer isso.

Papillon disse...

Não fazia ideia que um "Ç" ocupava 93 caractéres :0
Sim, concordo plenamente contigo, digamos sim à linguagem sms :D
Beijinhos**