09 maio, 2009

Skate Plaza

A ideia já anda à baila há uma década, mas só em 2005 é que Rob Dyrdek, em parceria com a DC shoes, passou das ideias aos actos e criou a primeira Skate Plaza do mundo, em Ohio, nos EUA.

Os skate plaza são, nada mais nada menos, que a evolução dos já conhecidos skateparks. Enquanto os seus antecessores apresentam uma série de estruturas como os half-pipes e as fun-box, estes pretendem enquadrar uma vertente diferente, o street skate. São, portanto, praças gigantescas salpicadas por rampas, escadas, corrimões e pequenos muros, numa tentativa de imitar os obstáculos do dia-a-dia.

De facto, segundo um estudo da BoardTrac realizado nos EUA em 2006, 78% dos (na altura) 13 milhões de praticantes de skate no país, preferem o street como modalidade, o que confere uma grande importância a estes espaços. Se, no entanto, nesse país isto poderá ser uma escolha, em Portugal é quase que uma obrigação: não há skateparks, e os que há, não têm condições para se andar.

Outro factor a ter em conta, é que os espaços onde se consegue praticar este desporto são normalmente escassos, pelo que estão, normalmente, atulhados de gente. A existência destas construções permite, assim, uma maior liberdade de movimento e um maior convívio, na medida em que os praticantes espalhados pelos vários pontos da cidade ficariam assim reúnidos num só.

Pegando então no convívio entre skaters, e em jeito de conclusão, acrescenta-se o facto de as Plazas se mostrarem como um espaço para a prática de skate, onde não há a interferência de velhinhas rabujentas, seguranças mal encarados, ou, até, polícias cumpridores. A skate plaza é um espaço de skaters, para skaters.

Resta então esperar que o projecto avance e chegue a Portugal.


(para mais informações clicar aqui)


3 comentários:

Anónimo disse...

wow!
Isto deve ser o Paraíso para quem anda de skate!
Até eu que não me equilibro sequer num acho este sitio fabuloso!
Até fazia um piquenique ali nas zonas verdes, desde que nao me passasse nenhum rapaz por cima xD

Espero o melhor para o teu blog, Beky ;)
Abraço!

Beky disse...

não passava... ;) skate não anda na relva xD

Obrigada por visitares o meu blogue! ^^

Rui Bastos disse...

bem, skate não é comigo, mas este projecto parece ser um espectáculo. para quem goste de skates. e para quem saiba andar.

xD